Preservação do Patrimônio: obras na sede campestre do Sinsjustra não param mesmo durante a pandemia

Preservação do Patrimônio: obras na sede campestre do Sinsjustra não param mesmo durante a pandemia


Em meio às medidas governamentais para diminuir os impactos da pandemia do coronavírus, o Sinsjustra tem atuado firmemente em prol da preservação do patrimônio do sindicato. Neste sábado (4), o presidente Antônio Batista e o vice-presidente Romão Garcia, estiveram na Sede Campestre do Sindicato com objetivo acompanhar os serviços de manutenção que estão sendo executados no local, como também verificar in loco as condições das edificações que necessitam de reparo urgente, como é o caso da estrutura metálica da cobertura do ginásio poliesportivo e a base da caixa d’água, que abastece o clube.

Diante da necessidade de reparo urgente em ambas às estruturas, fato que já havia sido constato por empresa especializada durante vistoria realizada no local nos últimos dias, o presidente do Sinsjustra, Antônio Batista, autorizou a execução das obras. No ginásio os serviços já iniciaram nesta segunda-feira (6), e na caixa d’água está previsto para iniciar a partir da próxima semana.

No ginásio poliesportivo, o problema foi constatado em quatro bases da estrutura metálica que sustenta a cobertura do espaço, o que pode senão realizada a manutenção em tempo hábil, acarretar no desabamento do telhado. 

Já na caixa d’água, reservatório que armazena a água que abastece toda a Sede Campestre, o comprometimento está no elevado construído em madeira, que devido à ação de cupins, corre o risco de cair a qualquer momento. 

De acordo com Antônio Batista, as duas estruturas são antigas e devido à ação do tempo foram se deteriorando. “No ginásio, a base da estrutura metalizada será reforçada com a colocação de novas peças de ferro que serão soldadas. Já na caixa d’água, a solução encontrada foi à construção de uma nova elevação em concreto para substituição da base de madeira”, explicou Batista.

Em 20 anos, é a primeira vez que a cobertura do ginásio receberá manutenção. Atualmente, a estrutura metálica, bem como o telhado produzido em material alumínio, está acometida pela ferrugem.

Na coordenação dos trabalhos realizados na Sede Campestre, o vice-presidente do Sinsjustra, Romão Garcia, esteve juntamente como o presidente verificando o andamento dos serviços realizados nos vestiários do campo de futebol. “As portas dos vestiários, tanto o feminino quanto o masculino, haviam sido furtadas por vândalos em tempos passados e agora estão sendo recolocadas”, explicou Romão.

A Sede Campestre do Sinsjustra está localizada no km7 da BR-364, sentido Cuiabá, em Porto Velho. A área que possuí aproximadamente 18 mil metros quadrados foi adquirida pelo sindicato em 1990. 

Alternativa de divertimento para os filiados do Sinsjustra, a Sede Campestre conta com piscinas para crianças e adultos, churrasqueiras, ginásio poliesportivo, campo de futebol, quadra de vôlei de areia e jogos de mesa. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, o local encontra-se fechado para visitação.


Imagens

Top